sábado, 4 de agosto de 2012

Jornalista Névio Santana Fernandes Será Homenageado Pela Associação Catarinense de Imprensa

Considerada a maior festa da comunicação barriga-verde, o 5º Encontro da Imprensa Catarinense acontece no sábado, 11 de agosto de 2012, na sede campestre da CDL, em Chapecó/SC. Em evento reunindo cerca de 450 profissionais de comunicação de todo Estado, por iniciativa da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), MB Comunicação e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), serão comemorados os 80 anos da Associação Catarinense de Imprensa.

Profissionais de todas as áreas da comunicação participarão da festa – jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, empresários e proprietários de meios de comunicação – representando o caráter multiprofissional da ACI.

Também serão homenageados quatro profissionais com 50 anos de atividade na área de comunicação que ainda exercem a profissão: Roberto Cardoso Azevedo, Paulo Raimundo, José de Souza Machado e Névio Santana Fernandes.

A diretoria regional oeste da Associação Catarinense de Imprensa já prestou homenagens aos seguintes profissionais catarinenses: Amilton Martins Lisboa, Alfredo Lang, Dino Pattussi, Luiz Perroni Pereira, Arlindo Sander, Rogério de Oliveira, José Francisco Müller Bohner, Plínio Ritter, Arnaldo Carlos Lanz, Ernani Edison Horvath, Antônio Vicente Schmitz, Manoel Corrêa, Roberto Rogério do Amaral, Casemiro Roberto, Romeu Roque Hartmann e Geraldo Nilson de Azevedo.

Névio Fernandes, 8.572 artigos depois
(in Caros Ouvintes, de 14.07.12)

O lageano Névio Santana Fernandes há 57 anos faz jornalismo. Iniciou aos 13 escrevendo um jornal de próprio punho, denominado A Cidade, que circulava semanalmente e era lido de mão em mão. Névio nasceu em Lages/SC no dia 20 de junho de 1934. É casado com Leonete Aparecida Lins Fernandes e tem seis filhos e três netos. Com o apoio de algumas personalidades locais passou a ser correspondente da Gazeta Esportiva de São Paulo e do Diário de Notícias, de Porto Alegre. Paralelamente colaborava com os jornais locais Guia Serrano e Região Serrana. Em 1956 ingressou no Correio Lageano, a convite do empresário José Paschoal Baggio onde, por 39 anos foi editor-chefe. Atualmente é colaborador desse diário. Na vivência de mais de 50 anos na redação do Correio Lageano entrevistou dez presidentes da República e um Primeiro Ministro, por ocasião do regime parlamentarista na década de 1960. Névio Fernandes preside a Associação Lageana de Escritores e participa do Conselho Municipal de Política Cultural, na cadeira de Literatura, Memória e Patrimônio. Jornalista há 57 anos, dotado de uma memória fora do comum, gosta é de fazer matérias sobre educação. Palmeirense, cinéfilo e lageano nato, já foi suplente de vereador e tem saudade dos anos 1950.

Um comentário:

  1. Sinto-me muitíssimo honrado em ter conhecido o ilustre jornalista Névio Fernandes,durante os anos que vivi em Lages e onde casei-me e constitui família, depois de formar-me na UNIPLAC.
    Muito tardia, mas importante, a homenagem que lhe é oferecida. Merecidíssima, visto que a história do Correio Lageano deve a ele sua existência. Névio Fernandes foi para o Correio Lageano o que o sangue é para o corpo humano, a própria vida. Essa foi a impressão que me passou em apenas durante quatro anos e meio que tomei conhecimento do jornal.
    Belíssima homenagem.

    ResponderExcluir