domingo, 25 de setembro de 2011

Águas de Setembro

Texto e fotos: Hilda Antunes Córdova

Belo cartão postal do Bairro Habitação, um espelho mostrando seus reflexos pegados da natureza, revertendo o caos para a beleza. O rio Carahá não coube em si. Como recompensa deu um show de imagens.





Entre o perigo se detem o silêncio quando há subida das águas. O rio deseja tudo que é seu, não contente quer pessoas também, quando misteriosamente vai inflando diante de nossos olhos.








Ao irromper o céu no asfalto é sinal que Deus está de olhos atentos! Hora em que os órgãos competentes permanecem em alerta.








Ninguém está livre o suficiente que não seja levado pela emoção ao ver casas e barracos sendo atingidos. Crianças, velhos e jovens abandonam seu aconchego, olhando para trás vendo a água  engolir o que tanto prezam. Chamou-me atenção o encontro de pessoas em momentos difíceis em estado de paz, foi o que um senhor demonstrou quando falou comigo.
“Creio que seja a sua fé”.






Ao bater a aflição, o azul do céu celeste empurra as nuvens e se apresenta o esperado sol.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Livro: “ENFIM”, de Maria Waltair


Convite para o lançamento do livro “Enfim”,
de Maria Waltair Carvalho,
durante a 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina,
no sábado, dia 24 set 11, às 20:00h,
no Centro Serra Convention Center.

Sobre a autora

Professora, cientista social, escritora e membro fundadora da ALE - Associação Lageana de Escritores, Maria Waltair Carvalho já teve várias participações em antologias e muitos textos publicados. Faz a produção e apresentação de um programa de televisão onde expõe, discute e aprofunda temas do universo feminino. Escreve poemas e também artigos para revistas científicas, jornais e outras mídias. Tem como prioridades ficar com os filhos, ler e escrever ou conversar, viajar para curtir amigos, lugares, culturas diferentes e arte em geral.

Participe e prestigie!

sábado, 17 de setembro de 2011

Escritores de Lages na 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina


Na próxima semana, entre os dias 19 a 25 de setembro, acontece em Lages a Bienal do Livro de Santa Catarina, e nesta, o Instituto José Paschoal Baggio realizará o Desafio Literário. Conheça agora alguns dos escritores-membros da Associação Lageana dos Escritores (ALE) que participarão desse evento, e prepare-se para o concurso.

Ivone Daura da Silva
Natural de Araranguá (SC), Ivone Daura da Silva, que escreve para preencher o tempo, nasceu em 16 de setembro de 1950. Professora primária iniciou a carreira literária com o romance “O Mundo de Ales” (2003), livro este que deu origem ao filme “Uma história de despedida”.
Suas outras publicações são “Mistérios da Vida” (romance, 2005), “Momentos” (poesia, 2007), “O Cantinho dos Sonhos” (infantil, 2008). Participou também de diversas antologias pela Associação Lageana dos Escritores. No ano passado, por força e mérito de sua expressão literária, foi empossada à cadeira número 029/ALB Lages da Academia de Letras do Brasil.

Marilda Wolff
Marilda Wolff, que segundo ela é uma artista filha da necessidade que “amanheceu artista”, nasceu em 08 de setembro de 1957, em Lages. Já participou de antologias como “Escrevendo Mulheres II”, “Caminhos Por Onde Andei”, etc.
Entre exposições individuais que sempre fazem uma conexão de diversas vertentes artísticas, inclusive com a reciclagem, configuram-se “...E os anjos disseram: Sim!”, “Alma Sem Roupa”, “O que Sobrou do Almoço”, entre outros.
Atualmente, a escritora está participando de uma antologia infantil chamada “História Para Você Dormir”, que será lançada no Salão de Paris em francês e português, pela editora Valadares Books, com apoio da ALAV.

Silda Thereza Carbonera
Silda Thereza Carbonera é gaúcha adepta ao chimarrão. Natural de Não Me Toque (RS), mas lageana por adoração. Nasceu em 09 de dezembro de 1934. A poetisa e escritora já foi professora primária, balconista, decoradora e vitrinista. Entre 1978 e 1985, foi secretária e revisora do Correio Lageano, onde também colaborou com poesias, contos e crônicas, além de colunista de arte e literatura do mesmo jornal. É intergrante da Casa de Cultura de Lages, membro fundador da Revista Literária Carretão, sócia do Clube do Livro - SESC Lages, e membro fundador da Associação Lageana de Escritores (ALE).

Salete Aparecida Bueno Oliveira Fochezatto
Nascida em 12 de agosto de 1966, em Monte Castelo (SC), Salete Aparecida Bueno Oliveira Fochezatto prefere ser chamada apenas de Salete Bueno. A escritora morou em uma fazenda onde começou a escrever, logo ao acordar, os sonhos que tinha. Mudou-se para Lages em 1984, onde é sócia da Associação Lageana de Escritores desde 1998, instituição pela qual participou de algumas antologias com contos infanto-juvenis e poesias, como “Presença da Literatura Infantil e Juvenil em Santa Catarina”, organizado por Yedda de Castro Bräscher Goulart, “Quando o Amor Acontece” e “Operários Literários”. Atualmente, está trabalhando em dois projetos, um conto de Natal e uma fábula sobre um “sereio”, que serão lançados em breve.

Paulo Ramos Derengoski
Paulo Ramos Derengoski nasceu em Lages/SC em 1950. Aos 17 anos começou a atuar na área jornalística na Última Hora de Porto Alegre. Atuou também no Diário de Notícias do Rio e como colunista na Folha de São Paulo e como redator na Revista Manchete até 1980, quando voltou à Lages, onde fundou a Associação Lageana de Escritores. É membro com mandato do Conselho Curador das Emissoras Públicas Brasileiras, e da União Brasileira dos Escritores. Entre suas publicações estão: “Guerra do Contestado” (1998), “A Saga dos Guarani” (2000), “Viagens de um Repórter” (2002) e “Grandes Pintores” (2005).


Fonte: Correio Lageano, 16/09/2011 - Caderno Literatura, pag. 01
Fotos: Letícia Camargo/Divulgação

sábado, 10 de setembro de 2011

4ª Bienal do Livro de Santa Catarina


A 4ª Bienal do Livro de Santa Catarina acontecerá de 19 a 25 set 2011 no CentroSerra Convention Center, em Lages/SC. O evento é organizado e realizado pela Prefeitura através da Fundação Cultural de Lages e secretarias municipais da Educação e Turismo.

A solenidade de abertura da Bienal será no dia 19, às 14:00h, quando também serão abertos os estandes de livros à visitação pública. A visitação de terça-feira (20) a domingo (25), com entrada franca, se estenderá das 9:00h às 21:00h.

Nesta edição, a Bienal está centrada no tema Tecnologia e Diversidade. Haverá lançamentos de livros, palestras, exposições e oficinas. Na programação consta ainda Fórum Tecnológico, Mostra de Curtas Catarinenses, Desafio Literário e uma diversidade de apresentações artísticas, culturais e de entretenimento.


Lançamentos de Livros no estande da ALE

20 set, terça-feira
18:30h - Serra, Gente Catarinense (Anselmo Viana Nascimento)
18:30h - Memórias de um Joaquinense (Joaquim Anacleto Rodrigues)
20:00h - Caso Canozzi – Um Crime e Vários Sentidos  (Sara Nunes)

21 set, quarta-feira
18:30h - Educação Patrimonial: Conexões Interativas (Mercedes Maria Gevaerd e Sílvia Sell Duarte)
20:00h - Educação e  Arte: a Interface Com o Patrimônio  (Eledir Regina)

22 set, quinta-feira
20:00h - Quando Cai um Rio do Céu  (Daniel Rosa dos Santos)

23 set, sexta-feira
17:00h - Vinhas dos Tempos  (Ênio S. Pires)
18:30h - A Cozinha do Chef  Brasil  (Dílvia Ludvichak)
20:00h - Leva-me Pela Noite  (Antologia do SESC)

24 set, sábado
17:00h - Em Nome do Filho  (Sirlei Felipe Freitas)
19:00h - Valsa Com Café  (Antologia do SESC)
20:00h - Enfim!  (Maria Waltair Carvalho)
Programação


Participe e prestigie!