terça-feira, 29 de março de 2011

Histórico da ALE

No ano de 1990, um grupo de intelectuais lageanos realizou uma série de reuniões para definir a criação de uma associação que agasalhasse em seu seio escritores, poetas e prosadores que tivessem alguma vocação literária e que, ao mesmo tempo, pudessem e desejassem divulgar os seus trabalhos.

Assim, em 06 de julho de 1990, em solenidade no Salão Nobre do 6º Batalhão da Polícia Militar, foi criada a Associação Lageana de Escritores – ALE, com a consequente posse de sua primeira diretoria, assumindo como primeiro presidente Paulo Ramos Derengoski. Posteriormente, assumiram como presidentes, alguns em mais de um mandato, Silda Thereza Carbonera, Névio Santana Fernandes, Neusa Maria de Souza e Maria de Lourdes Varela Binatti.

Da sua criação até o ano de 2010, a entidade efetuou o lançamento de mais de cento e vinte livros, editou 08 Carretões Literários e 02 Cadernetas Poéticas, obras nas quais estão inseridos trabalhos de seus associados sob a forma de poesias, contos, pensamentos e comentários diversos, e em 06 de julho de 1999, na gestão de Névio Santana Fernandes, foi inaugurada a Sala do Escritor, em espaço cedido na Biblioteca Pública Municipal.

Além da realização de reuniões mensais, sempre no primeiro sábado de cada mês na Biblioteca Pública Municipal, a ALE tem participado de vários projetos, tais como Escritor na Sala de Aula, Projeto Arte Cidadã, Festa do Pinhão, Bienais do Livro de Santa Catarina, Projeto Arte da Palavra, Café Literário, Projeto Plantando Desejos, Letras na Vitrine. Participou também de eventos literários na UNIPLAC, FACVEST, nos CAIC’s e em outros estabelecimentos de ensino.

Um comentário:

  1. Belo trabalho dos escritores lageano.Sei o quanto é difícil brilhar neste céu de letras.
    Bjs a todos os meus colegas da literatura,
    Ivone Daura

    ResponderExcluir