Mais que uma feira de livros, o 3º Salão do Livro da Serra Catarinense caracteriza-se pela diversidade dos temas e pelo acesso a todas as pessoas em uma praça pública. De 11 a 17 de setembro de 2017, a Praça Joca Neves receberá palestras com autores renomados, shows de música e dança, teatro, lançamento de obras literárias de autores regionais e diversos locais para a compra de livros com preços promocionais.
De toda a programação, as atrações mais procuradas são as palestras noturnas. Neste ano, diferentes áreas serão abordadas nos sete dias de Salão do Livro. Fabrício Carpinejar abre o ciclo de palestras no dia 11, segunda-feira, às 19 horas com o tema “Amizade Também é Amor”. Na terça-feira, 12, um debate sobre Clarice Lispector é comandado por Simone Raulino, Tânia Ramos e o lageano Raul Arruda Filho. Na quarta-feira, 13, o ex-guitarrista da icônica banda Legião Urbana, Dado Villa-Lobos fala ao público sobre seu livro “Memórias de um Legionário”. Dia 14, quinta-feira, Lourenço Mutarelli conta sobre sua atuação na literatura, cinema e quadrinhos. Na sexta-feira, 15, diretamente de Los Angeles, Raphael Draccon e Caroline Munhoz contam sobre suas obras. Draccon é conhecido pela trilogia “Dragões de Éter”, e Caroline por livros como “O Reino das Fadas” e “O Reino Secreto – Livro de Colorir”, entre outros. No sábado, 16, estudantes, profissionais e escritores poderão conferir a palestra do jornalista Rodrigo Casarin. Encerrando o 3º Salão do Livro da Serra Catarinense, no domingo, dia 17, Ronald Augusto explana sobre Literatura Afro-brasileira perguntando se o sistema literário brasileiro é preconceituoso.
Distribuição de senha para as palestras
Como nas edições anteriores, o acesso para as palestras noturnas continua sendo através da distribuição de senhas no dia de cada atração a partir das 8h30 no estande da Fundação Cultural de Lages (FCL) na Praça Joca Neves. Portanto, é importante que os interessados providenciem seu acesso já nas primeiras horas para garantir a sua vaga.
Participação das escolas na programação diurna
As escolas interessadas em participar podem entrar em contato através do telefone 3224 74 25.
Fabrício Hasse Furtado
Coordenador de Difusão Cultural da Fundação Cultural de Lages
Fonte: Fundação Cultural de Lages